Groupies - Dormindo com rockstars desde a década de 60.

Groupie significa Fã que se relaciona com os membros de suas bandas favoritas, e no mundo da música, as Groupies são bem famosas. Não se sabe ao certo quando as groupies surgiram, mas ganharam fama entre as décadas de 60 e 70, principalmente no mundo do Rock, por serem fanáticas por seus ídolos, ao ponto de fazerem sexo com eles.

Umas das mais famosas Groupies é Cynthia Plaster Caster, que ficou famosa nas décadas de 60 e 70 não só pelo fato de ter assumido que é uma groupie, mas também por ter feito vários moldes com gesso de pênis de Rock Stars famosos, tais como Jimi Hendrix entre outros.



Sid Vicious e Nancy Spungen
Outra Groupie famosa é Nancy Spungen, que foi internada em inúmeras casas de recuperação para menores devido ao seu comportamento agressivo e com 17 anos saiu de casa. Foi pra Nova York, seguir bandas como Aerosmith, Ramones e New York Dolls, tendo casos com integrantes de todas as bandas, trabalhou como stripper e como prostituta. Mais tarde foi para Londres, com o objetivo de conquistar Jerry Nolan, mas foi Sid Vicious, baixista dos Sex Pistols, que a encontrou pelo caminho, conheceram-se e foram morar juntos.Durante sua relação de quase dois anos, Sid e Nancy abusaram muito das drogas, especialmente heroína. Ela exercia uma inacreditável dependência emocional em Sid, e foi a principal responsável pelo fim dos Sex Pistols (a grande farsa do Rock, vide "O lixo e a fúria"). E, sabe-se lá por que motivo, os dois combinaram uma morte conjunta. Sid cravou uma faca na barriga dela, a jovem sangrou até a morte, Sid tomou uma dose cavalar de heroína mas não morreu. Vicious foi imediatamente preso por homicídio, uma vez que a faca que matara a namorada era de sua posse. No dia 2 de fevereiro do ano seguinte, ele finalmente teve sua overdose de heroína. A relação de Sid e Nancy virou o filme Sid e Nancy, de 1986.



Sable Starr e Iggy Pop

Em sua primeira visita aos Estados Unidos, David Bowie ouviu muito falar sobre uma garota de 14 anos que fazia a alegria da rapaziada roqueira em Los Angeles. Sable Starr, ao saber do interesse de Bowie, foi até o hotel em que ele estava. Sentou-se no colo no camaleão, e disse sua mais célebre frase: “Nossa, você tem realmente um olho de cada cor”.
A moça tem em sua lista nomes respeitáveis, como Iggy Pop, Marc Bolan e Johnny Thunders. E para inveja de muitas, ela perdeu a virgindade com Jimmy Page.
Algo nela atraía os seus ídolos, todo rockstar que ia a Los Angeles queria conhecê-la, e não o contrário. Sable odiava a escola. Passou seis meses longe dela quando foi morar com Iggy Pop em Hollywood.
Sable nutria o hábito de abrir a revista Billboard para conferir quais eram os astros do rock que estavam no topo e com os quais ela não havia transado ainda. Aí então, ela fazia a listinha de suas próximas conquistas.
O único relacionamento sério conhecido de Sable foi com Johnny Thunders, que dizem, era louco por ela. Após seu romance com Thunders, Sable teve um breve relacionamento com Richard Hell.
Aos 19 anos, cansou da cena. “Quando deixei Los Angeles, aos 19, eu jurei que nunca mais voltaria, e não voltei. Fui pra casa, para o lugar em que cresci, voltei para a escola, entrei no time de tênis e voltei ao normal”.



Uschi Obermaier e Mick Jagger
 Uschi Obermaier, particularmente a minha favorita desta lista, foi uma modelo alemã que participou do movimento comunista alemão, intitulado Kommune 1, junto com seu namorado fixo Rainer Langhans.Ela não era realmente politizada, só gostava de estar ficando famosa na Alemanha e de todo aquele descompromisso com o certo e errado.Teve casos com Keith Richards, Mick Jagger e Jimi Hendrix.Foi o ícone sexual da "68 Generation".









Bebe Buell e Steven Tyler
Outras que também tiveram fama foram: Bebe Buell, que teve a Liv Tyler, filha do vocalista do Aerosmith, Steven Tyler, Penny Lane , Cyrinda Foxe, Pamela Anderson, que já teve casos com Vince Neil e Tommy Lee, ambos do Mötley Crue, Alexa Chung - que atualmente é namorada do rockstar Alex Turner (Arctic Monkeys e The Last Shadow Puppets) - já assumiu ser uma groupie, Geraldine Edwards, que foi a inspiração para a personagem Penny Lane no filme Quase Famosos, Pamela Des Barres, que escreveu  dois livros detalhando suas experiências como groupie, I'm With The Band (1987) e Take Another Little Piece of My Heart: A Groupie Grows Up (1993),.










George Harrison e Paul McCartney

"Apple Scruffs", do álbum do George Harrison "All Things Must Pass", fala sobre as Apple scruffs, um grupo de garotas adolescentes que perseguiram o escritório dos Beatles, o Apple Corps, o estúdio da Abbey Road(famoso pela capa do álbum até hoje), e a casa do Paul Mccartney, geralmente dormindo do lado de fora mesmo com o tempo chuvoso, esperando para ver o beatle. A música dos Beatles  "She Came in Through the Bathroom Window" se refere ao dia que as Scruffs entraram na casa do Paul Mccartney pela janela de um banheiro do andar de cima e e invadiram seu armário para roubar uma calça, na qual elas se revezavam para usar.Eles também fizeram uma foto emoldurada, que depois devolveram a pedido de McCartney.O filme Quase Famosos gira em torno da vida das groupies (embora elas se chamam de "band-aids"no filme). Em 1970 Groupie Girl foi lançado pela American International Pictures e foi escrito pelo diretor Derek Ford e Mercer Suzanne baseado em experiências da Mercer como uma groupie.Michael Jackson era conhecido por dizer que o seu hit número1, Dirty Diana, foi escrito sobre uma groupie

Para ler: Pamela Des Barres – Confissões De Uma Groupie
Para ver:Almost Famous, Cameron Crowe; Das Wilde Lebem, Achim Bornhak;




Por Thais S.